Você está em: SERVIÇOS / FUMIGAÇÃO

Fumigação

 

A NIMF 15 é uma norma internacional de medida fitossanitária criada pelo IPPC - International Plant Protection Convention, com o intuito de evitar desequilíbrio ambiental ocasionado por eventual proliferação de pragas florestais que viajam em grãos, embalagens de madeira e afins.


Fumigação é o termo utilizado para o tratamento fitossanitário de embalagem de madeira ou produtos agrícolas que podem conter pragas. Para este serviço são utilizados metodologias autorizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Dentre os métodos utilizados pela ADL Ambiental estão:

 

Tratamento Térmico - HT


O Tratamento Térmico, conhecido internacionalmente pela sigla HT, utiliza ar quente em
contêiner adaptado para fumigação de grãos, embalagens de madeira e afins.

Por segurança, a câmara trabalha em temperatura máxima de 100°C para que a madeira não deforme ou entre em combustão. O tempo médio de Tratamento Térmico HT é de 90 minutos.


Após o tratamento, as portas da câmara são abertas para que o ar quente saia e a carga possa ser retirada.



Fumigação em Câmaras de Lona - FCL


Conhecido pela sigla FCL, neste tratamento as embalagens de madeira, sacarias de grãos e fardos de algodão são tratadas com o uso de câmaras de lonas, que permitem que sejam realizadas fumigações de mercadorias onde não esteja disponível a infra-estrutura rígida como contêineres hermeticamente fechados. A câmara com lona adapta-se ao formato da carga e permite dimensionar a quantidade do fumigante a ser aplicado no seu interior. Este tipo de fumigação deve ser utilizado em cargas de volume inferior a 60m3. Acima deste volume, a legislação exige utilizar outra câmara de lona.

 


Fumigação em Contêiner - FEC


Conhecido pela sigla FEC, neste tratamento as embalagens de madeira são tratadas em um contêiner hermeticamente fechado. Para a garantia de não vazamento de gás fumigante (brometo de metila, fosfeto de alumínio), o contêiner é vistoriado antes de cada aplicação. Nossos técnicos vedam com os respiros e orifícios do contêiner antes de aplicar do produto fumigante e sinalizam adesivos, placas de sinalização, cones e fitas zebradas para isolar a área, evitar vazamentos e acidentes.